Apps para controle da água criados por estudantes da Universidade Anhembi Morumbi são selecio nados para Benchmarking Brasil

Apps para controle da água criados por estudantes da Universidade Anhembi Morumbi são selecionados para Benchmarking Brasil

Estudantes do curso de Sistemas de Informação participarão da 1ª edição do Hackathon MAIS da Sustentabilidade, no dia 2 de julho, em São Paulo

Fabrício Tenaglia e Igor Siqueira, estudantes do curso de Sistemas de Informação da Universidade Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, tiveram seus projetos de aplicativos “Irriga Ação” e “Ponto Falho” selecionados para a 1ª edição do Hackathon MAIS da Sustentabilidade, que acontece no dia 2 de julho, na 13º Bench Day, em São Paulo.

O Hackathon MAIS da Sustentabilidade faz parte do Programa Benchmarking Brasil em parceria com o Instituto Mais, além do apoio de universidades e algumas organizações. É destinado ao público jovem e têm como propósito promover o desenvolvimento de projetos de aplicativos voltados às boas práticas sustentáveis na área de recursos hídricos.

O aplicativo Irriga Ação auxilia no consumo inteligente de águapara irrigação. Com ele será possível calcular a quantidade de litros de água necessários para irrigar um trecho de terra e assim evitar o desperdício. No app Ponto Falho, o cidadão pode ser um agente fiscalizador do desperdício de água e cobrar soluções dos órgãos responsáveis. Basta registrar uma foto, ativar a localização via GPS e enviar a denúncia.

De acordo com José Valdvogel de Almeida, professor do curso de Engenharia de Software da Anhembi Morumbi, o desperdício de água é um problema socioambiental com consequências graves para o meio ambiente. “O programa Hackathon MAIS transporta os estudantes do âmbito acadêmico para tratar essa problemática por meio de ideias inovadoras e aplicáveis”, complementa.

Para Fabrício Tenaglia, estudante do 8º semestre do curso de Sistemas de Informação, o concurso estimula o autodesenvolvimento e competência, posturas valorizadas nas organizações. “Esse estímulo resulta em projetos que visam ajudar as pessoas no desafio de preservar o meio ambiente”, ressalta.

Já Igor Siqueira, estudante do 3º semestre do curso de Sistemas de Informação, participar do programa trouxe a oportunidade de colocar em prática todo conteúdo aprendido neste período de estudos. “Eu acredito que ainda existe tempo de iniciar uma nova postura em relação ao meio ambiente e, os aplicativos podem contribuir para que mais pessoas tenham acesso às ferramentas, seja para denunciar desperdícios ou controlar o uso da água”, explica.

Entre os dias 1 e 2 de julho, na 13ª Benchmarking Brasil, os estudantes farão apresentação dos projetos ao público presente e serão submetidos ao júri popular. As cinco maiores pontuações do júri técnico e popularreceberão certificados e troféus personalizados.

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com mais de 80 instituições de ensino superior, totalizando mais de 1 milhão alunos. São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus seis câmpus estão localizados na região da Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú. A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um portal com milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Laureate Brasil

A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por 12 instituições de ensino superior que possuem mais de 50 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da rede Laureate Brasil: BSP – Business School São Paulo; CEDEPE Business School; Complexo Educacional FMU; Centro Universitário do Norte (UniNorte); Centro Universitário IBMR; Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS); Faculdade dos Guararapes (FG); Faculdade Internacional da Paraíba (FPB); Universidade Anhembi Morumbi; Universidade Potiguar (UnP); e Universidade Salvador (UNIFACS).

Anúncios