5 dicas para para estimular a criatividade no dia a dia

O Evernote é o lugar ideal para armazenar ideias novas e criativas e desenvolvê-las. Agora, para ter novas ideias, seguem algumas dicas abaixo:

As melhores ideias vêm à noite

Muitas pessoas dizem que têm as melhores ideias durante a noite. Há uma explicação científica para isso: nesse período, o cérebro tem menores níveis de orexina, neurotransmissor responsável pela clareza do raciocínio. Com isso, nos distanciamos da consciência e estamos mais próximos do inconsciente, favorecendo um pensamento mais amplo, ou seja, mais criativo.

Algumas das pessoas mais criativas do mundo costumam anotar seus sonhos assim que acordam, pelo breve período em que ainda se lembram dos detalhes mais ricos. Uma delas é o cineasta Federico Fellini, cuja prática rendeu o a obra “Livro dos Sonhos” em que o diretor italiano anotou todos os sonhos que teve entre 1960 e 1990.

Uma boa noite de sono

Por falar em sonhos, dormir bem é essencial para que o cérebro funcione com toda sua capacidade. O sono reparador favorece não apenas a capacidade de concentração, como também a memória e ainda deixa o raciocínio mais afiado. Mas dormir bem não é apenas dormir muito. Um adulto precisa em média de 7 a 8 horas de sono de qualidade. Ter horários regulares ajuda a melhorar a qualidade do sono.

Corpo e mente sãos

Uma pesquisa da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, apontou que correr aumenta o número de células cerebrais: mais células = mais sinapses = mais agilidade de pensamento. Exercitar a mente com leituras também é fundamental: ler todos os dias estimula o cérebro, aumenta a capacidade de concentração e amplia o conhecimento do mundo e de novas palavras, possibilitando ter novas ideias.

Contato com outras culturas

Ampliar os horizontes é uma ótima forma de sair do lugar comum e pensar diferente. Por isso, é importante buscar sempre novas experiências: provar novas comidas, visitar novas cidades e países, praticar atividades inéditas, assistir a filmes e peças. A rotina pode ser uma grande inimiga da criatividade, por isso, é importante fugir dela.

Atenção a tudo

Uma pessoa criativa é, antes de tudo, observadora. Prestar atenção às pessoas ao redor e ouvir o que elas dizem é uma forma de exercitar o cérebro para a absorção de novas informações. Da mesma forma, a leitura de materiais diversos traz informações que alimentam o conhecimento.

Anúncios