7 TED’s para entender o universo dos Negócios Digitais

Os novos modelos de negócios são criados por empresas disruptivas e que estão revolucionando mercados com produtos inovadores em um ritmo nunca experimentado anteriormente. De acordo com o coordenador da Pós-Graduação em Negócios Digitais da Universidade Positivo (UP), Renato “Minas”Buiatti, essas organizações possuem alguns pontos de conexão: “são tecnologicamente inteligentes, possuem alto poder de adaptação e abrangência e são capazes de transformações que vão além da inovação incremental”, enumera.

A própria forma de adquirir conhecimento está mudando numa velocidade impressionante. As palestras chamadas TED – criadas pela fundação americana Sapling e apresentadas numa sequência bem encadeada de falas rápidas, nunca maiores do que 18 minutos, surpreendentes, emocionantes e inspiradoras, são um excelente exemplo de como as pessoas buscam o conhecimento e a disseminação de ideias na plataforma digital. Em 2009, o TED passou a permitir que qualquer pessoa traduza qualquer palestra para qualquer língua e, em quatro anos, 11 mil tradutores voluntários fizeram 37 mil traduções para 97 línguas. Bilhões de pessoas já assistiram às palestras do TED no YouTube.

Para quem quer entender melhor não apenas o que está por trás de conceitos como economia criativa, disrupção, startups e sharing economy, mas também o segredo de inovação e empreendedorismo voltados a esse novo cenário no mundo dos negócios, Buiatti selecionou as palestras do TED que considera imperdíveis sobre negócios digitais:

1. Joe Gebbia – how Airbnb designs for trust

O cofundador do Airbnb fala sobre a importância do design para a promoção da confiança e das conexões entre as pessoas. O negócio, iniciado em 2007 como um simples serviço de compartilhamento de quarto, está presente, hoje, em mais de 190 países ao redor do mundo, representando uma grande força disruptiva para a indústria hoteleira. http://www.ted.com/talks/joe_gebbia_how_airbnb_designs_for_trust#t-6387

2. Travis Kalanick – Uber’s plan to get more people into fewer cars
Travis Kalanick, empresário e investidor-anjo, junto com seu sócio Garrett Camp, é o responsável por transformar o Uber em uma plataforma global que reinventou o universo do transporte urbano. Em sua palestra no Ted, Kalinck fala sobre o UberPOOL, serviço que tem como objetivos a redução do tráfego e poluição das cidades. http://www.ted.com/talks/travis_kalanick_uber_s_plan_to_get_more_people_into_fewer_cars

3. Bill Gross – the single biggest reason why startups succeed
O fundador da Idealab, incubadora de empresas com foco em novas ideias, reuniu dados de centenas de empresas e observou cinco elementos essenciais para o sucesso: ideia, time e execução, modelo de negócios, capital e timing. Em sua palestra ao TED, Bill Gross apresenta os resultados e se diz surpreso com o elemento que mais se destacou na pesquisa. http://www.ted.com/talks/bill_gross_the_single_biggest_reason_why_startups_succeed#t-41894

4. Don Tapscott – how the blockchain is changing money and business
Analista de inovação, co-autor de mais de 15 títulos sobre os novos caminhos da sociedade e economia – entre eles Wikinomics e The Blockchain Revolution -, Don Tapscott desmistifica o blockchain, abordando seu funcionamento, construção de confiança, a maneira como essa tecnologia transformará a internet e o impacto na sociedade e no mundo dos negócios. http://www.ted.com/talks/don_tapscott_how_the_blockchain_is_changing_money_and_business

5. Lisa Gansky – the future of business is the "mesh"
Autora do livro Mesh – porque o futuro dos negócios é compartilhar, fundadora de empreendimentos de alto impacto e diretora da fundação ambiental Dos Margaritas, Lisa Gansky aborda o futuro dos negócios e a economia do compartilhamento nos mais diversos segmentos de mercado. http://www.ted.com/talks/lisa_gansky_the_future_of_business_is_the_mesh

6. Elon Musk – the mind behind Tesla, SpaceX, SolarCity …
Cofundador do PayPal, Tesla Motors e SpaceX, Elon Musk é o convidado do curador do TED, Chris Anderson, nessa entrevista que fala sobre os negócios, incluindo um carro elétrico, uma empresa de leasing de energia solar e um foguete reutilizável. http://www.ted.com/talks/elon_musk_the_mind_behind_tesla_spacex_solarcity

7. Seth Godin – how to get your ideas to spread
Autor de livros como Marketing IdeiaVírus e a Vaca Roxa, Seth Godin, um dos mais renomados profissionais de marketing no mundo, fala sobre os formatos tradicionais de comunicação, incluindo a compra de mídia e apresenta formatos que considera disruptivos para espalhar ideias, como, por exemplo, focar no design, correr riscos e ser notado. https://www.ted.com/talks/seth_godin_on_sliced_bread

Anúncios