Bausch & Lomb lança campanha de alerta sobre os riscos do uso do soro fisiológico na assepsia das lentes de contato + fotos

Bausch & Lomb, mais antiga empresa de saúde ocular do mundo, lança campanha de alerta sobre os riscos do uso do soro fisiológico na assepsia das lentes de contato

Campanha “Soro não é Solução” reforça as características do Renu Fresh ®, produto multiuso desenvolvido pela empresa para a higienização das lentes de contato. É direcionada a usuários, oftalmologistas e clínicos gerais e pretende atingir 1,6 milhões de pessoas

Com conceito e planejamento desenvolvidos pela Gloria Brasil e execução pela Firefly Interactive – agência responsável pela publicidade da multinacional -, a campanha inclui filme para cinema, veiculação de vídeos com orientações médicas nas redes sociais e canais da empresa, anúncios em revistas especializada, banners na internet e brindes distribuídos nos principais congressos da área, como Simasp, Soblec e CBO e road shows

A Bausch & Lomb, mais antiga empresa de saúde ocular há mais de 150 anos no mercado, no dia 16/3, a campanha Soro não é Solução, com apoio da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC). O objetivo é conscientizar usuários de lentes de contato de todo o Brasil sobre os riscos do uso do soro fisiológico e soluções caseiras na assepsia das lentes de contato, ao mesmo tempo que promove os inúmeros benefícios da Renu Fresh ®, tradicional solução multiuso desenvolvida pela multinacional.

“Entendemos que, como uma empresa de saúde ocular, é também nosso papel conscientizar os usuários sobre os cuidados apropriados com a visão”, explica Daniel Marcondes, diretor de Marketing e Vendas do Grupo Valeant/ Bausch Lomb da Unidade de Negócio Vision Care da Bausch & Lomb,

A oftalmologista Elisabeth Guimarães, chefe do setor de lentes de contato da Santa Casa e representante estadual da Soblec, diz que “é dever dos médicos indicar os produtos ideais para sua higienização, bem como dos olhos, uma vez que o uso incorreto pode causar infecções e, em casos mais graves, até a cegueira”.

Com conceito e planejamento desenvolvidos pela agência Gloria Brasil e execução e produção de peças pela Firefly Interactive – agência responsável pela publicidade de todas as áreas da multinacional -, a campanha é direcionada a usuários de todo o Brasil, clínicos gerais e oftalmologistas. “A estratégia global foi ir além do cunho comercial e, além de reforçar as qualidades do Renu Fresh®, a iniciativa visa a alertar a população sobre os riscos da má assepsia na utilização das lentes de contato e da importância de utilizar soluções adequadas para o uso”, explica Rafael Godoi, CEO da Gloria Brasil.

Entre as principais ações está a exibição, durante 90 dias, de um vídeo nas salas de cinema de São Paulo, das redes Cinemark, Cinestar e Kinoplex. No filme, mãe e filho passeiam de mãos dadas em um parque, em um dia ensolarado que permite enxergar todos os contornos e cores da natureza. Na sequência, surge na tela um globo ocular, seguido de uma grande lente de contato limpa e transparente. Nesse momento, o narrador anuncia as três principais características de Renu Fresh®: hidratação, desinfecção e remoção de proteínas, destacando que o soro fisiológico não é solução.

Já nas redes sociais, como Facebook e Instagram, e canais proprietários da multinacional também serão postados vídeos com orientações de três oftalmologistas: Pablo Rodrigues (Unifesp), Marcelo Sobrinho (Puccamp) e Elizabeth Guimarães (Santa Casa). Nos conteúdos, os médicos dão uma série de recomendações aos pacientes. Entre elas, a de não usar soro fisiológico, fazer uma pequena fricção nas lentes ao lavar com soluções específicas para a limpeza e a troca frequente dos estojos. Também explicam os principais sintomas das infecções provocados pela má assepsia, como irritação, vermelhidão, inflamações e infecções, como a conjuntivite.

Também estão previstos anúncios em revistas especializadas, como Universo Visual e Revista View, além de banners na internet. “Usando a mesma referência do vídeo para o cinema, colocamos um casal andando de bicicleta em um dia bonito e ensolarado de verão, ao lado de todas as soluções desenvolvidas pela empresa”, observa Ricardo Warth, diretor de Criação da Firefly Interactive. Também serão criadas sacolas e displays de mesa que serão distribuídos em congressos e road shows em todo o Brasil.

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