Campanha de Volkswagen convida o público a “desachar” opiniões e preconceitos

· Campanha instiga o consumidor aberto a novas ideias a rever velhos conceitos sobre carros compactos por meio da hashtag #desache

· Com a assinatura “Chegou o novo up!. Um carro que vai fazer você ‘desachar’ muita coisa. Novo up! feito de novas ideias”, a campanha vai ao ar em 17/4

· Campanha mostra que o novo up!, além de extremamente econômico, também entrega espaço, conforto, desempenho e tecnologia

Já se acreditou que para conhecer novos lugares era preciso gastar muito com hotéis e passagens aéreas. Que um hobby nunca seria uma opção de carreira. Ou que um empresário de sucesso era um homem de terno. Partindo de premissas como essas, que vem sendo questionadas e se tornando obsoletas ao longo do tempo, a Volkswagen lança, no dia 17 de abril, a campanha integrada do novo up!, criada pela AlmapBBDO.

Instigando o público a “desachar” velhas certezas, o conceito da campanha vem sendo trabalhado desde o começo de abril por meio da hashtag #desache, em um pré-aquecimento do tema junto ao público conectado do novo up!. Sem entregar o modelo, #desache foi divulgada em teasers para a TV e em digital, abordada em conteúdos customizados de blogs e sites e também por influenciadores de diferentes perfis. A hashtag #desache chegou ao primeiro lugar nos Trending Topics Brasil na última quarta-feira (5/4), à frente de temas que historicamente lideram o período, como o futebol, e também foi listada entre as três mais comentadas no mundo.

Apesar de parecer compacto por fora, o novo up! oferece a experiência de se estar em um modelo com espaço, conforto, desempenho e tecnologia superior até mesmo aos automóveis mais premiums e de custo elevado. Segundo o gerente executivo de Marketing Comunicação da Volkswagen do Brasil, Leandro Ramiro: “É uma experiência muito mais em sintonia com os valores e o comportamento do público contemporâneo, mais aberto a rever convenções e posicionamentos que vão desde as relações familiares a mobilidade urbana”, disse.

Revelação

A hashtag #desache, que divulga o conceito da campanha, vem sendo promovida em teasers desde o começo de abril, sem mencionar o novo up!. O filme de um minuto “Desache”, que estreia no intervalo do Jornal Nacional, da Rede Globo, revela o modelo e apresenta as evoluções do novo up!, fazendo um paralelo entre a novidade da Volkswagen com as rupturas de pensamento que vêm transformando o mundo, e mostra que é possível, sim, um automóvel entregar todas as funcionalidades que o novo up! reúne. E conclui: “Chegou o novo up! Um carro que vai fazer você ‘desachar’ muita coisa. Novo up! feito de novas ideias”. A versão de um minuto do filme veicula durante uma semana, sendo desdobrada, posteriormente, em dois comerciais de 30 segundos, que seguem o mesmo conceito do filme de estreia.

Com a revelação de #desache associada ao novo up!, as ações com os influenciadores mudam o enfoque. Rafinhas Bastos e os canais Me Poupe, Acidez Feminina e Desimpedidos agora vão testar o novo up!, sendo convidados a compartilhar as suas impressões sobre o modelo: se passaram a achar ou desachar opiniões a seu respeito. Além disso, os conteúdos customizados de sites e blogs, como o Sensacionalista e o BuzzFeed, que abordaram o tema #desache dentro de um viés de variedades e curiosidades, agora também revelam o carro.

Na parte de mídia digital, as peças vão direcionar o público para o site do novo up! a partir dos gostos e das preferências da audiência. Assim, o público interessado por tecnologia, por exemplo, será impactado por publicidade customizada de acordo com este interesse, sendo também direcionado de forma programática ao site do novo up!, que estará ambientado de acordo com o perfil do usuário. Como #desache foi conversando, desde o início, com o público do novo up!, foi possível, também, gerar dados com base nos gostos e aspirações deste target.

A campanha é composta, ainda, por anúncios especiais em páginas triplas, mobiliário urbano, out of home, filme para cinema e material de ponto de venda.

Volkswagen novo up! chega para surpreender em tecnologia, conectividade e desempenho

Mais conectado, tecnológico e esportivo: com novo design, novo painel e sistema de som Composition Phone, que por meio do aplicativo “maps+more” permite conectar o veículo ao smartphone. Assim é o Volkswagen novo up!. O modelo que revolucionou o conceito de segurança, eficiência energética e design no Brasil chega à linha 2018 para surpreender novamente. Moderno e conectado, o novo up! passa a contar com a nova linguagem global de estilo da Volkswagen, jovial e esportiva, além de trazer tecnologias e equipamentos inéditos no segmento.

O novo up!, que começa a chegar às concessionárias Volkswagen ainda este mês, passa a trazer novidades funcionais, especialmente quando o assunto é tecnologia. Faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light), sensores de chuva e de luminosidade (crepuscular) e suporte para celular estão entre os recursos exclusivos do novo up! na categoria. E mais: o aplicativo exclusivo “maps + more” desenvolvido pela Volkswagen possibilita monitorar as principais funções do veículo por meio do smartphone.

Um carro à frente do seu tempo, o novo up! 2018 conta com painel totalmente novo: do instrumento combinado maior e o acabamento refinado ao volante multifuncional de estilo global e a iluminação de ambiente (recurso inédito na categoria). Um conjunto de novidades que resulta em um interior mais sofisticado.

Veículo mais avançado tecnicamente de sua categoria, traz uma oferta completa de versões, com duas opções de motorização 1.0 de três cilindros: a MPI de até 82 cv (câmbio manual de cinco marchas ou transmissão automatizada I-Motion) e a TSI de até 105 cv (câmbio manual de cinco marchas).

Ficha Técnica

Volkswagen up! – “Desache”

Diretor Geral de Criação: Luiz Sanches

Diretor Executivo de Criação: Bruno Prosperi

Diretor de Criação: Andre Gola ,Pernil

Criação: Rodrigo Resende, Renato Butori

Diretor de Criação Digital: Luciana Haguiara

Head of Art Digital: Pedro Burneiko

Criação Digital: Bruno Bizuti, Joao Souza

RTV: Vera Jacinto e Diego Villas Bôas

Produtora de imagem: Saigon

Direção: 2

Direção de fotografia: André Faccioli

Direção de Arte: Carol Ozzi

Produção executiva: Marcelo Altschuler

Design de interface: Ingrid Bulgarin, Eduardo Macedo, Eduardo Gooda

UX: Caroline Kayaz, Rhian Molinari

Assistente de Arte: Tieri Wince

Diretor de Tecnologia: Eduardo Bruschi

Gerente de Projetos: Vanessa Silva

Produtora de Tecnologia: Media Monks

Atendimento: Fernanda Gomes, Karina Bueno e Tais Sanches

Coordenadora de Produção: Carol Pessini

Editor/Montador: Beto Araujo

Finalizador: Mimi

Coordenadora de pós: Virgini Fares

Finalizadora: Mosh Post Production

Produtora de áudio: Raw Áudio

Produtor: Equipe Raw Áudio

Maestro: Hilton Raw

Atendimento: Juliana Martellotta e Adriana Monteiro

Locutor: Ronaldo Tapajós

Atendimento: Filipe Bartholomeu, Christiano Bock, Felipe Elias Oliveira, Henrique Espindola, Nathalia Barbosa, Vanessa Silva, Mayara Couto, Catharina França

Planejamento: Cintia Gonçalves, Sergio Katz, Marcus Freitas, Rodrigo Friggi, Felipe Masson, Brunno Bari, Ana Beatriz Nunes Cardoso, Stela Sotrati

Mídia: Brian Crotty, Fabio Urbanas, Peterson Fernandes, Yatan Cenciales, Mariana Bloise, Diogo Mattos, Ellen Braz, Patrick Monteagudo

Aprovação: Leandro Ramiro, Fabio Souza, Marcos Mello, Fernando Humayta, Vinicius Oliveira

Anúncios