Mastercard anuncia parcerias para chatbots com Masterpass

Plataforma de Inteligência Artificial engaja consumidores, facilita transações e oferece uma experiência segura de pagamento

Durante a Conferência de Desenvolvedores do Facebook, a Mastercard anunciou sua experiência de compras com Masterpass que integra chatbots ao Facebook Messenger em parceria com FreshDirect®, Subway® e The Cheesecake Factory®.

Os chatbots empregam Inteligência Artificial (IA) para permitir que consumidores interajam com estabelecimentos comerciais, façam seus pedidos e paguem com o Masterpass de forma segura, tudo isso sem sair da plataforma do Messenger do Facebook.

Os chatbots equipados com Masterpass funcionam em diversos segmentos – de restaurantes ao varejo – tornando o comércio conversacional mais amigável ao proporcionar uma experiência mais personalizada. Esses bots permitem que os consumidores se relacionem com as marcas de uma nova maneria em espaços virtuais onde já estão presentes. Aplicativos e plataformas de mensagens como o Messenger estão atualmente entre os 10 apps mais utilizados por bilhões de pessoas em todo o mundo. Os bots também podem ser implementados em todas as carteiras digitais habilitadas pelo Masterpass, incluindo as dos bancos Citi e Capital One.

"A visão Mastercard é apoiar todas as formas de comércio – satisfazendo a toda uma gama de experiências em estabelecimentos comerciais e às necessidades dos consumidores, além de garantir que cada uma das nossas contas seja tão digital quanto as pessoas que as usam. Os chatbots equipados com o Masterpass no Messenger oferecem aos estabelecimentos comerciais e aos consumidores pagamentos digitais inovadores, atraentes e seguros numa plataforma extremamente popular e ativa", disse Garry Lyons, Chief Innovation Officer da Mastercard.

· FreshDirect – FreshDirect é um hortifrúti online que entrega em domicílio em sete estados americanos, incluindo as áreas metropolitanas de Nova York, da Filadélfia e a Capital Federal (Washignton D.C.). Em parceria com a Mastercard, o FreshDirect agora facilita ainda mais a vida dos consumidores permitindo acessar, comprar e pagar suas compras diretamente no Messenger. [vídeo]

· Subway – O Subway, maior rede de restaurantes no mundo, está lançando um chatbot integrado ao Messenger que permite aos clientes pedir sanduíches ou saladas com seus legumes frescos preferidos, queijo, molho e coberturas, além de batatas fritas, biscoitos e bebidas. O bot, lançado hoje e disponível em mais de 26.500 restaurantes nos EUA, permite aos clientes fazer pagamentos seguros usando o Masterpass. [vídeo]

· The Cheesecake Factory – Consumidores que desejam comprar vale-presentes personalizados agora podem fazê-lo com apenas alguns cliques diretamente no Messenger. [vídeo] Para ativar a opção, o Cheesecake Factory usa o CashStar, um serviço de vale-presentes que aprova e ativa o vale-presentes imediatamente. O Cheesecake Factory é a primeira marca na carteira da CashStar de estabelecimentos comerciais, varejistas e restaurantes líderes de mercado a implementar um bot no Messenger.

Chatbots equipados com Masterpass no Messenger impulsionam o comércio conversacional

· "Estamos bastante entusiasmados com a parceria com a Mastercard para oferecer uma experiência de compras conversacional, oferecendo aos nossos clientes uma nova opção para fazer compras de forma integrada", disse o CEO e cofundador da FreshDirect, Jason Ackerman. "Sendo uma empresa de tecnologia de alimentos, é nossa missão garantir que alimentos frescos estejam na ponta dos dedos de todos. Usando todo o potencial do Messenger, podemos engajar nossos clientes numa plataforma que se adequa ao seu estilo de vida e permitir que façam compras facilmente no FreshDirect, além de colaborar na decisão de compra da família e de amigos."

· "Nosso bot para Messenger, disponível em mais de 26.500 unidades do Subway nos EUA, é a maior implementação de um bot para Messenger no setor de restaurantes. Estamos orgulhosos de oferecer aos nossos clientes um modo totalmente inovador de fazer pedidos e pagamentos sem a necessidade de estar no restaurante", disse Carman Wenkoff, diretor de tecnologia da informação e digital do Subway. "Trata-se de uma iniciativa nova que busca melhorar a experiência dos clientes."

· "A Cheesecake Factory é conhecida por sua comida deliciosa e memorável e incrível hospitalidade e estamos sempre procurando formas de aprimorar ainda mais a experiência dos nossos clientes", disse David Gordon, presidente da Cheesecake Factory Incorporated. "Esse bot voltado ao comércio nos permite explorar um novo canal de relacionamento com nossos clientes. A experiência com o bot oferece a conveniência de personalizar um vale-presentes usando o Messenger integrado com a funcionalidade de pagamento do Masterpass, permitindo uma experiência simplificada de pagamento.”

No início deste ano, a Mastercard disponibilizou a API de seu chatbot experimental na plataforma Mastercard Developers, permitindo que os estabelecimentos comerciais passem a testar a tecnologia e possibilitando o comércio dentro de suas próprias soluções em vários canais e plataformas digitais. A Mastercard e a distribuidora de celulares turca Getir desenvolveram um bot equipado com Masterpass que permite que os consumidores comprem e paguem mais de 600 itens no Messenger, com garantida de entrega em até 10 minutos.

"Estamos muito entusiasmados que a Mastercard, em parceria com FreshDirect, Subway e The Cheesecake Factory, agora oferece bots equipados com o Masterpass para uso no Messenger. A criação de recursos automatizados e com IA, como chatbots para o comércio, facilitará ainda mais a interação com as pessoas de formas novas e engajadoras", disse David Marcus, vice-presidente do Messenger.

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