Sir Lucian Grainge é nomeado o Cannes Lions Media Person of the Year 2017

Presidente & CEO da Universal Music Group é o primeiro executivo de música homenageado com o prêmio

O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade anunciou que Sir Lucian Grainge, presidente e CEO da Universal Music Group (UMG), será homenageado como Personalidade de Mídia do Ano no festival deste ano. Grainge é o primeiro executivo de área de música a receber o prêmio desde seu lançamento em 1999.

O Personalidade de Mídia do Ano reconhece os inovadores que moldaram o futuro da mídia. O prêmio será entregue a Grainge em uma cerimônia na quarta-feira, 21 de junho de 2017, durante o Festival.

Durante uma carreira de quase quatro décadas no mundo da música, Grainge assinou e trabalhou com muitas estrelas globais, incluindo ABBA, Justin Bieber, Elton John, Jay Z, Katy Perry, Queen, Rihanna, Rolling Stones, Sam Smith, U2 e Amy Winehouse.

Grainge foi amplamente creditado por lançar a base que levou ao retorno da indústria da música ao crescimento depois de mais de uma década de declínio. Ele também desenvolveu novas abordagens para a contratação e desenvolvimento de artistas globais e compositores, defendeu modelos de negócios inovadores e criou parcerias com parceiros internacionais de tecnologia e mídia.

"Por meio da criatividade, paixão e excelente liderança, Sir Lucian fez investimentos audaciosos em música e tecnologia que ajudaram a indústria a retomar o crescimento, continuando a promover um ambiente que coloca os artistas em primeiro lugar. Durante seu mandato, Grainge transformou a Universal Music Group em um líder mundial em entretenimento baseado em música e estamos muito satisfeitos em honrá-lo Personalidade de Mídia do Ano em 2017," disse Philip Thomas, CEO da Ascential Events, organizador do Cannes Lions.

"Embora a indústria da música de hoje seja praticamente irreconhecível comparada ao negócio em que eu comecei, uma coisa que não mudou é que grandes artistas e boa música permanecem no coração de tudo o que fazemos. Estamos orgulhosos de demonstrar como as empresas de mídia tradicionais podem se reinventar na era do streaming, aproveitar novas tecnologias e trabalhar em estreita colaboração com parceiros de marca para desenvolver oportunidades interessantes para artistas, gravadoras e fãs. Em nome de todos na UMG e de todos os nossos artistas e compositores, estamos muito agradecidos ao Cannes Lions por esta honra," comentou Grainge.

Em 2011, Grainge liderou a UMG na aquisição bem-sucedida dos ativos de música gravada da lendária empresa de música britânica EMI, revitalizando seu emblemático Capitol Records e, no processo, fortalecendo ainda mais a posição da UMG como líder global em música. Sob sua liderança, a companhia bateu vários recordes, incluindo a primeira empresa de música a marcar estar em todos os 10 dos 10 melhores lugares no Billboard Hot 100.

Em 2016, Grainge foi nomeado cavaleiro por Sua Majestade a Rainha Elizabeth II em seu aniversário de 90 anos por realizações na indústria da música e liderança através de seus tempos desafiadores, contribuições para negócios britânicos e investimento interno. Grainge também atua nos conselhos de administração da Lionsgate Entertainment Corp., líder mundial na próxima geração de conteúdo, e Northeastern University em Boston, Massachusetts.

Anúncios