Ogilvy e BandNews apresentam: Verdade Escondida

VERDADE ESCONDIDA CHAMA A ATENÇÃO PARA

O PROBLEMA DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Nova campanha da BandNews usa recurso do Youtube para mostrar a realidade por trás de histórias aparentemente comuns; criação é da Ogilvy Brasil

Links dos vídeos:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL4X4A8nY5Ab_WKaluSshpPpXGPUPKePbU

São Paulo, 08 de maio de 2017 – Depoimentos de três diferentes famílias que nos primeiros momentos parecem histórias cotidianas são, na verdade, casos de violência doméstica. “Verdade Escondida” é a nova campanha que a BandNews lança para chamar a atenção das pessoas e estimular a denúncia por parte de quem sofre com o problema e precisa de ajuda.

A campanha, criada pela agência Ogilvy Brasil, é composta por vídeos que foram postados exclusivamente no YouTube. Para mostrar a realidade que de fato representa as famílias retratadas, a agência utilizou como recurso os atalhos de teclado do próprio YouTube – quando se está assistindo um vídeo na plataforma, é possível fragmentá-lo ao digitar uma das teclas do computador, de 1 a 0. O vídeo, portanto, fica dividido em 10 partes iguais, sempre proporcionalmente ao seu tamanho.

Nesta campanha, o que a Ogilvy fez foi juntar palavras já presentes nestes depoimentos e com elas formar frases de denúncia. A partir de um certo tempo, depois que a pessoa começa a contar a sua história, aparece a seguinte mensagem escrita no vídeo: “Quer ouvir a verdade? Digite agora 180 no teclado do computador”. Ao digitar este número, o vídeo é editado juntando três palavras diferentes e formando assim uma frase de denúncia.

A frase é diferente para cada vídeo. Ao digitar 180, “Ele me bate” surge no relato da mulher que fala da sua história de vida com o marido, do momento de emoção quando foi pedida em casamento, da festa que estão organizando juntos, tudo aparentemente muito feliz. “Tô presa em casa” aparece em outro depoimento feminino – a mulher, ao lado do marido, relata que o programa preferido do casal é ficar em casa vendo TV e que ele não gosta que ela saia pela questão da violência das ruas. “Ele abusa dela”, por sua vez, completa a campanha com o depoimento de um irmão ao descrever a relação de sua irmã com o pai deles – ele fica muito tempo com ela ao passar o dia estudando para o vestibular.

A campanha tem como objetivo incentivar que as pessoas denunciem casos de violência, por isso o número 180, que é a Central de Atendimento à Mulher, canal criado para receber essas denúncias e orientar mulheres vítimas de violência.

Ficha Técnica

Agência: Ogilvy Brasil

Título: Verdade Escondida

Produto: BandNews

Cliente: Grupo Bandeirantes

Presidente Grupo Ogilvy Brasil: Fernando Musa

VP Nacional de Criação: Cláudio Lima

Diretor de Criação Executivo: Félix Del Valle

Diretor de Criação: Márcio Fritzen

Redatoras: Mariana Albuquerque, Gabriela Guerra

Diretores de Arte: Paulo Engler, Fred Corazza

Arquitetura da Informação: Nando Souza

Produtor em RTVC: Rafael Rosi

Atendimento: Juliana Fernandes

Mídia: Renata Valio, Betânia Aragão

Aprovação do Cliente: Marcelo Mainardi

Produtora: Bossa Nova Films

Diretoras de Cena: Geórgia Guerra-Peixe (Joca), Carol Delgado

Diretor Executivo: Eduardo Tibiriçá, Danielle Harriz

Diretor de Fotografia: Pedro Mosca

Produtora de som: Lucha Libre! Audio

Atendimento: Vanessa Wallner, Paulinho Corcione

Produtor musical: Dricka Lima

Anúncios