6 dicas para uma boa postura profissional

Por Marcus Marques, mentor de pequenas e médias empresas

Independente do seu cargo dentro da empresa, manter uma boa postura profissional é necessário para que as pessoas confiem em você e no seu trabalho. Por mais que hoje em dia muitas organizações tenham uma abordagem mais informal, é importante passar uma imagem de seriedade no que diz respeito ao seu trabalho.

Confira, a seguir, seis dicas que vão melhorar a sua postura profissional e fazer com que você conquiste a confiança de todos ao seu redor.

1 – Vista-se Adequadamente

Por mais que o que realmente importante seja o que está dentro de nós, o exterior é a primeira coisa que as pessoas conseguem enxergar. Portanto, para mostrar a elas que vale a pena confiar em sua essência, é importante apresentar uma boa aparência, a fim de mostrar a sua seriedade para com o seu trabalho.

Quando digo vestir-se adequadamente, não me refiro especificamente a roupas formais. Afinal, existem empresas, como as agências de publicidade e grande parte das startups de tecnologia, que permitem que seus colaboradores usem peças mais despojadas, como jeans e camiseta. Porém, mesmo nesses casos, é importante haver um limite, para que a sua imagem passe confiança aos outros. Uma pessoa que não é capaz de cuidar de si mesma dificilmente conseguirá convencer alguém de que irá assumir uma função importante com eficácia.

2 – Chegue Sempre no Horário

Se você é funcionário, deve chegar sempre no horário para cumprir o que está registrado em seu contrato de trabalho. Se você for o gestor deve agir da mesma maneira para dar o exemplo aos seus colaboradores. Obviamente, o dono de uma empresa tem diversos compromissos fora dela, mas o importante é que ele chegue no horário sempre que for possível.

Chegar no horário certo é um hábito que te torna mais disciplinado em todas as áreas da sua vida. O ato de se planejar para chegar até o local de trabalho sem se atrasar poderá influenciar em outras atitudes, fazendo com que você passe uma imagem muito mais confiável e responsável.

3 – Trate a Todos Igualmente

Não importa se estiver falando com um gerente ou com o funcionário responsável pela limpeza, trate a todos igualmente e com o mesmo respeito. Esta é uma regra básica e que deveria ser seguida pelas pessoas não apenas no ambiente de trabalho, mas também em qualquer lugar.

A posição que alguém ocupa não deve dizer se ela merece mais ou menos respeito. Claro que uma conversa com um diretor de uma empresa, por exemplo, que é uma pessoa mais séria, naturalmente será mais formal do que um papo descontraído com um colega de trabalho, entretanto, o respeito deve ser sempre o mesmo.

4 – Cumpra Suas Promessas

Quando falamos sobre alguém que tem postura no trabalho logo imaginamos uma pessoa altamente confiável e, para passar confiança, é fundamental que cumpra as suas promessas. Se você é um gestor, apenas prometa aos seus colaboradores aquilo que tem a certeza de que poderá cumprir. Prometer benefícios apenas para motivá-los e torná-los mais produtivos pode funcionar em um curto prazo, porém, quando perceberem que foram enganados o efeito será completamente o contrário.

O mesmo vale para os funcionários, que apenas devem prometer que irão concluir um trabalho em um curto prazo se tiverem a certeza absoluta de que isso é possível. A máxima que diz que não se deve fazer promessas em momentos de euforia é completamente verdadeira. Apenas prometa coisas após pensar com cautela para não passar uma imagem de alguém sem palavra e que não merece a confiança das pessoas.

5 – Respeite a Política da Empresa

Quando fazemos parte de uma organização devemos buscar sempre seguir a sua política, ou seja, as regras estabelecidas pelos gestores para um melhor convívio e produtividade. Isso é importante para os funcionários, que devem se adequar ao comportamento que a empresa exige, a fim de manter o seu emprego e exercer a sua função da melhor maneira possível.

Entretanto, os gestores, que geralmente são os criadores da política das empresas, devem ser os primeiros a seguir à risca todas as regras. Afinal, não faz sentido colocar uma placa de “proibido fumar” mas andar pelos corredores com o cigarro na mão, é importante dar o exemplo e conquistar o respeito para que todos sigam a regra imposta.

A política da maioria das empresas trata sobre assuntos como fumar, relacionamento entre colaboradores, uso de celular durante o expediente, uso pessoal do telefone e computadores, código de vestimenta, etc. É uma forma de deixar claro aos funcionários o tipo de comportamento que a empresa espera deles e se você quer ter uma boa postura no ambiente de trabalho é importante seguir todas as regras.

6 – Leve o Seu Trabalho a Sério

Por fim, mas não menos importante, está a necessidade de levar o seu trabalho a sério, pois de nada adianta seguir todas as regras que citei anteriormente se você não exercer a sua função com eficiência. Procure sempre buscar formas de melhorar o seu trabalho e esteja disposto a auxiliar as pessoas ao seu redor. Trabalhar bem em equipe também faz parte de ter uma boa postura profissional.

Anúncios