Campanha por maio amarelo tem inspiração em foto clássica dos Beatles

Com foco no maio amarelo, iniciativa ressalta o respeito às faixas de pedestres

“Ninguém precisa de sinal, precisa de educação. Respeite a faixa”. Esse é o slogan de 2017 da ONG Trânsito Amigo para o maio amarelo, mês de conscientização para acidentes de trânsito. A campanha é a quarta realizada pela instituição para o mês de foco no trânsito e adota o respeito às faixas de pedestres pelos motoristas, algo comum em outros países e ainda pontual no Brasil – Curitiba/Paraná, Brasília/DF, Blumenau/SC e Petrópolis, no Rio. “A ideia é que a mensagem alcance os motoristas em busca de consciência no trânsito. Ele precisa entender que tem um carro e que com isso possui uma arma perigosa em mãos. Não deveriam ser necessárias leis e punições e sim educação”, explicou Luiz Ozório, diretor de criação da Bblender.

A campanha, criada pela agência Bblender e pela primeira vez 100% digital, tem como inspiração e pano de fundo a clássica imagem dos Beatles no álbum “Abbey Road”. “É uma imagem que as pessoas adoram imitar e com base nesse hábito vamos usar as redes sociais, incentivando o engajamento das pessoas na campanha, fazendo fotos e marcando com a hashtag #respeiteafaixa”, contou Ozório.

A iniciativa contará ainda com a presença de personalidades, que irão fazer parte em imagens que reproduzem a foto tradicional. Entre eles vale destacar: o gari carioca Sorriso, os sambistas Jorginho do Império, Heitorzinho dos Prazeres, Ataúlfo Jr. e Toninho, os componentes da banda cover dos Beatles (Black Birds), os quatro componentes da banda de jazz Bloody Mary and the Munsters, além de quatro personagens de quadrinhos, desenhados por Luciano Cunha, autor de "O Doutrinador".

Campanhas anteriores:

Esta será a quarta campanha da ONG desde 2010. As duas primeiras tratavam da responsabilidade no trânsito como um todo e a terceira investida foi no segmento de bebida associada à direção. Todas as campanhas foram muito premiadas regionalmente e nacionalmente. A de 2014, por exemplo, ganhou o ACT Tribute Cannes, prêmio específico no festival somente para campanhas de cunho social.

Foto: banda Black Birds

Ficha técnica:

Criação: Luiz Eduardo Ozório

Diretor de criação: Luiz Eduardo Ozório

Fotografia: Virna Santólia

Assistente de fotografia: Thiago Horta

Coordenador de Produção e arte: Alexandre Schnabl

Assistentes de produção: Ramom Ribeiro e Mariana Lima

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Pós-produção/fotos: Rogério Muxfeldt

Fotografia/filme: Ivan Lee Barcellos e Rodrigo Guimarães

Captação de som: Luiz Filipe Ozório

Diretor de planejamento: Diogo Azevedo

Mídia e analista de mídias sociais: Camila Callegari

Direção de Produção: Luiz Eduardo Ozório

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