Brasileiros confiam nos meios de comunicação para se manter informado, indica estudo da Kan tar IBOPE Media

Os avanços tecnológicos permitem que as pessoas tenham múltiplas possibilidades para acessar conteúdos de seu interesse – neste mar de informações, a imprensa mantém seu papel como formadora de opinião. Segundo dados do Target Group Index, solução da Kantar IBOPE Media, 78% dos entrevistados consideram muito importante estar bem informado e 88% declara consumir algum meio de comunicação para se informar.

O estudo aponta também que 74% dos respondentes confiam em ao menos um dos meios¹ para se manter informado. O jornalismo se destaca: 84% dos respondentes consomem frequentemente notícias e informações* na TV, rádio, jornal, revista ou internet.

O Target Group Index é um estudo single source que permite analisar o perfil demográfico e comportamental do consumidor nos principais mercados brasileiros, através de informações de atividades de lazer, hábitos de consumo de mídia, marcas e produtos, opiniões e atitudes. A pesquisa representa os hábitos da população brasileira entre 12 e 75 anos, o equivalente a mais de 86 milhões de pessoas.

Audiência na TV – Segundo outro levantamento³ da Kantar IBOPE Media, entre janeiro e maio deste ano, a classe C foi responsável por 52,9% do consumo do gênero Jornalismo na TV Aberta. Em média, os brasileiros assistiram 33 minutos e 26 segundos de programas jornalísticos por dia, colocando o jornalismo entre os 20 gêneros mais assistidos no total de domicílios. Os dados foram coletados entre 1º/1 e 14/5, nas 15 regiões metropolitanas aferidas regularmente pela empresa no país.

Fonte: Target Group Index Br TG 2017 I (2016 1s + 2s)

¹ TV, rádio, jornal, revista ou internet

²Noticiários Nacionais, Noticiários Internacionais, Política ou Finanças/ Negócios/Economia

³Fonte: Kantar IBOPE Media/Media Workstation/ Painel Nacional de Televisão: 01/01/17 a 14/05/17

Anúncios