Extra realiza 4 campanhas promocionais simultâneas

Pela primeira vez, em 27 anos de existência, o Extra realiza, ao mesmo tempo, quatro campanhas promocionais regionais, com o intuito de reforçar o seu posicionamento de estar sempre ao lado dos clientes. Com início do dia 2 de junho, as campanhas são específicas para a região Nordeste (“São João Danado de Bom”), o Rio de Janeiro (“Economiza Rio”), para o Estado de São Paulo (“Economiza SP”) e para o Centro-oeste (“Economês”) – que inclui ainda os Estados de Minas Gerais e de Tocantins.

Para o gerente de marketing do Extra, Eandres Aguiar, o grande desafio foi criar uma comunicação com o DNA do Extra aliado às peculiaridades de cada região em um calendário promocional que ocorre simultaneamente em quatro regiões brasileiras. “Apesar do Extra ter um calendário promocional anual bastante dinâmico, com esta inciativa reforçamos o olhar atento da marca em seus diferentes públicos, destacando nas campanhas a linguagem e os itens mais valorizados pelos nossos clientes em cada região. Essa iniciativa aproxima ainda mais o Extra do dia a dia do seu público, auxiliando na garantia do seu poder de compra, mas com uma comunicação de aderência regional para criar um elo emocional”, comenta.

A criação das campanhas foi da agência Leo Burnett, que se organizou para o desenvolvimento e os desdobramentos dessas ações regionais. Ao todo, foram produzidos 93 peças de PDV, divididos por regiões com suas particularidades e temas. “O maior desafio para o planejamento e a criação foi desenvolver soluções criativas para cada uma dessas regiões, buscando hábitos, cultura, comportamento local e cenário microeconômico, encontrando um discurso que fosse mais próximo das regionais e dos consumidores locais”, explica Augusto Coelho, diretor de criação da Leo Burnett. Com versões de 15, 30, 45, 60 e 90 segundos, aplicações dos produtos com mais saída em cada região e as ofertas locais, a agência totalizou a entrega final de mais de quatro filmes diferentes.

O “São João Danado de Bom” tem como objetivo apresentar uma solução completa de ofertas com foco em produtos e marcas regionais, trazendo uma temática específica para os clientes nordestinos. Para ajudar a identificar essas oportunidades na loja, o mascote Malucoco está caracterizado para aproveitar o arraial de ofertas em todas as lojas. Já para o “Economês” foi criado o mascote Economito, um porquinho que representa e personifica a economia e está caracterizado como o “cara das ofertas arrasadoras”, com óculos que faz sucesso nas redes sociais quando alguém “mita” na internet. No “Economiza Rio” o mote é oferecer alternativas para o consumidor carioca neste momento de crise que vive o Estado; e no “Economiza SP”, é reforçar o posicionamento do Extra se sempre oferecer as melhores ofertas e promoções, enfatizando a parceria entre a marca e seus clientes.

Para garantir a efetividade das campanhas, o Extra realizou, em março, rodadas de negociações, mobilizando a indústria nacional e local, com o objetivo de negociar e garantir as melhores ofertas aos consumidores, levando uma cesta de produtos de básicos a sazonais para as regiões.

Ficha Técnica

Campanha: Campanhas Regionais Extra

Anunciante: GPA – Extra

Diretor de Criação: Augusto Coelho

Criação Offline: Fábio Porto, Marcelo Henriques, André Portella, Rafael Alves, Rodney Gontijo, Gabriel Stanzione

Criação Digital: Bruno Quintanilha, Willian Coto e César Leme

Atendimento: Fabio Brito, Luciana Zappala, Sandra Sales, Natasscha Perez; Iara Salomão, Renata Tacla

Digital: Denis Gustavo, Nastassja Krawtschenko

Mídia: Leonardo Gomes, Alexandre Nolasco

Planejamento: Tiago Lara

RTV: Beth Gonçalves

Aprovação: Jorge Pretz, Eandres Aguiar, Theodoro Tortoro, Renato Mattos

Anúncios