Design: conheça mais sobre a carreira que tem o poder de alavancar o seu negócio

Você já parou para pensar qual a verdadeira função do design dentro de uma organização? Muitas empresas não sabem, mas a importância deste instrumento vai muito além da comunicação e da estética. Para Wilson Prata, coordenador em Manaus do mestrado em Design do CESAR, um dos principais institutos de Inovação do Brasil, esta ferramenta é fundamental para o setor produtivo nacional.

“O design tem o poder de elevar a competitividade e a produtividade nas empresas, sejam elas públicas ou privadas. A linha que trabalhamos em nosso mestrado, por exemplo, é o que o mercado procura: foco em problemas reais para que estudantes apliquem o conhecimento das disciplinas na criação de soluções práticas”, explicou Prata.

Outro ponto importante mencionado pelo coordenador é o valor que o Design agrega aos produtos. Em termos práticos, para empresas que desenvolvem itens semelhantes aos de seus concorrentes, o design acaba sendo um dos critérios de desempate. “As companhias, principalmente as brasileiras, estão aprendendo que quando os produtos ofertados se tornam equivalente, é o design que os diferencia”, comentou Prata.

Design em números

Ainda segundo Prata, a lucratividade faz com que muitas empresas invistam em áreas como o Design. “Antes, era difícil medir o retorno do investimento em design, mas o Design Management Institute (DMI) coletou informações durante 10 anos e comprovou que instituições que utilizam o design com absoluta prioridade – Nike, Target, Walt Disney, Apple – apresentaram uma performance 228% maior que outras”, acrescentou.

Para quem deseja se especializar

O Mestrado Profissional do CESAR em Manaus está com inscrições abertas até 3 de julho. Pioneiro em toda a região Norte, o curso é voltado para gestores e pessoas que buscam qualificação profissional, além de docentes e pesquisadores. “O objetivo é oferecer uma formação com rigor acadêmico e atenta às demandas de mercado”, comentou Wilson Prata.

Atualmente, o CESAR é o único instituto de pesquisa com mestrados profissionais em Engenharia de Software e em Design. A instituição também oferece cursos presenciais e online na área de TIC.

Mais informações pelo site www.faculdadecesar.com.br

Confira outros benefícios que Wilson Prata listou para aqueles que querem investir em Design, principalmente para as empresas:

· Custo x benefício: em geral, pensa-se sempre atividades de pesquisa ou prototipação como sendo muito onerosas, de longa duração e de retorno incerto. O design garante entregas rápidas que podem ser prontamente testadas e avaliadas e com isso melhoradas pouco a pouco.

· Criatividade: ouvindo o ponto de vista ou a necessidade de outras pessoas envolvidas no processo, podemos ter novas ideias e enxergar problemas que até então não eram claros. Um ambiente seguro, em que o design nem qualquer outro papel está acima dos demais, também garante uma confiança de se expor ideias.

· Gerar empatia e humanizar: o design thinking trabalha sobre três pilares – pessoas, negócios e tecnologia. Com isso, permite direcionar os negócios e a tecnologia com base nos gostos, preferências, necessidades e capacidades de quem vai ser atendido por aquela solução.

Anúncios