Durante a semana, Ministério da Saúde promove ações para falar sobre a doação regular de sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue foi comemorado na última quarta-feira (14), mas o Ministério da Saúde abordou o tema e uniu o Brasil durante toda a semana para falar sobre o assunto.

Neste domingo, dia 18, em uma ação rara na TV mundial, duas emissoras concorrentes dividiram a tela e se uniram na mesma transmissão, lado a lado, para promover o encontro entre Maria Isabel, doadora regular de sangue há 27 anos, e Aguinaldo de Souza, que teve a vida salva graças a doação de sangue de um desconhecido.

A ação aconteceu durante os programas "Domingo Legal" do SBT, com Celso Portiolli, e "A Hora do Faro", com Rodrigo Faro, da Record. Além do encontro entre uma doadora e um receptor, os apresentadores também interagiram e discutiram sobre o assunto para mostrar que, independentemente de serem de emissoras diferentes, todos devem se unir para falar sobre o tema.

Além dessa ação, quem assistia aos jogos do Campeonato Brasileiro da semana passada foi impactado com uma mensagem que fez o Brasil refletir. Sem que a maioria das pessoas percebesse, jogadores de grandes clubes brasileiros entraram em campo usando um adesivo no braço para simbolizar a doação regular de sangue. Por ser um adesivo pequeno, boa parte dos milhares de espectadores que assistiam aos jogos não notou, até que os telões do estádio, as redes sociais dos clubes e os locutores das partidas revelaram a ação, mostrando que aquele adesivo tão pequeno e que pode ter passado despercebido por alguns, faz toda a diferença na vida de quem espera por uma doação de sangue.

A ação, que destacava a hashtag da campanha #DoeSangue, rapidamente ganhou relevância nacional e foi um dos assuntos mais comentados da internet, sendo replicada por outros jogadores e torcedores de diferentes clubes, além de apresentadores, celebridades, jornalistas e apoiadores da causa.

Além das ações, a campanha também conta com um filme de TV, que mostra a reflexão de um doador regular sobre o ato de doar sangue para quem ele nunca viu na vida, e um filme para internet, com um making off do jingle da campanha com a participação da cantora Tânia Mara e da dupla sertaneja Simone e Simaria, que também aparecem no filme.

No final de uma semana, o que começou com um simples adesivo que quase ninguém percebeu, terminou unindo o Brasil de diferentes maneiras, gerando discussões e dando visibilidade a um assunto tão importante que é a doação regular de sangue.

Todas as ações foram criadas e desenvolvidas pela agência brasiliense Fields360.

PEÇAS DA CAMPANHA:

Filme: v=9OyeLsZy3WM

Jingle: v=QsWCy8sRUlI

FICHA TÉCNICA

Cliente: Ministério da Saúde

CEO: Sidney Campos

Diretora de Operações: Ruskaya Zanini

VP de Criação: Thiago Reis

Direção de Criação: Juan Salles

Direção de Arte: André Garcia, Athos Bernardo, Lucas Husni, Rafael Lima e Dudu Marcel

Arte Final: Márcio Adriano e Rafael Paiva

Redação: Hayre Borges e Camila Oliveira

Planejamento: Thiago Reis e Marina Ferigolo

Conteúdo Redes Sociais: Gabriela Miranda e Camila Faria

Revisão: Bruna Torinelli

Diretora de Atendimento: Viviane Miranda

Atendimento: Sabrina França

Produção: Ozana Andrade, Filipe Campos, Marileide Santos, Cleusa Neri e João Bosco

Mídia: Adriana Lopes, Raquel Noura, Bárbara Marques, Dailson Santos e Marco Marques

Produtora de Vídeo: KIR Filmes

Produtora de 3D Filme: Tribbo

Direção de Cena: Edgar Soares

Diretor de Arte de Cena: Flávio Sadalla

Diretor de Fotografia: Thiago Cauduro

Produtora de Áudio: Lira Música

Fotografia: Duda Fotografia

Estúdio 3D: UNMARIASHI

Tratamento de Imagem: Ricardo Moreira

Aprovação: Luiz Rila, Levi Narciso, Antônio Brentano, Eisenhower Bonfim, Juliana Vieira e Priscila Costa

Anúncios