OSRAM fornece luz biologicamente eficaz para equipe BMW Motorsport nas 24 Horas de Nürburgring

Tecnologia LED oferecida pela multinacional estimula sistema nervoso central dos pilotos, que permaneceram atentos durante as 24 horas do circuito

Pioneira e líder mundial em iluminação automotiva, a OSRAM forneceu as lâmpadas utilizadas pela BMW Motorsport na tradicional corrida de 24 horas de Nürburgring, na Alemanha, realizada nos dias 27 e 28 de maio. Desenvolvida em LED, com luz biologicamente eficaz, a tecnologia ajudou os pilotos da equipe inglesa a finalizar a prova em um honroso segundo lugar.

O objetivo da parceria era preparar os pilotos para os desafios específicos esperados na prova durante a noite, estimulando a concentração mesmo em momentos de cansaço. “Estamos muito satisfeitos com o fato de a BMW Motorsport ter optado por utilizar as nossas inovadoras soluções de iluminação. Estamos certos de que a nossa experiência foi bastante útil para que os pilotos superassem a alta exigência da prova”, afirma Stefan Kampmann, CTO da OSRAM.

“Cada detalhe nas 24 horas de Nürburgring sempre é muito importante. Por isso, estou realmente feliz por ter tido a OSRAM a bordo como parceira oficial. Com soluções inovadoras e experiência no campo da luz, a empresa deu uma valiosa contribuição para permitir que nossos pilotos se adaptassem aos desafios noturnos, únicos da Nordschleife”, analisa o diretor da BMW Motorsport, Jens Marquardt.

A luz LED azul, fornecida pela OSRAM, estimula o sistema nervoso central dos corredores, que atravessaram um longo período acordados. Além disso, luminárias especiais foram instaladas em salas comuns e no centro de controle para benefício de pilotos e engenheiros. Elas emitem luz com um elevado componente azul, ajudando a aumentar e manter os níveis de concentração.

O esporte não é o único setor se utiliza da luz biologicamente eficaz. A tecnologia também pode ser empregada em aviões para reduzir o jet lag causado por viagens mais longas. Usada corretamente, ela pode acelerar a taxa de recuperação de uma hora de diferença horária por dia – sem suporte de luz – até três horas por dia. Também é aproveitada em escolas, onde ajuda a aumentar a concentração dos alunos. Instalada em casas de repouso, pode ajudar a estabilizar pessoas com demência que perderam noção do ciclo dia/noite.

A tecnologia também é empregada em escritórios, onde a OSRAM fornece luminárias especiais e sistemas de controle que adaptam a cor e a intensidade da luz ao longo do dia – otimizando, assim, o desempenho e os níveis de concentração dos trabalhadores.

Anúncios