​Oi acelera digitalização da companhia para ser polo de desenvolvimento de soluções inovadoras

· Companhia redireciona investimentos e está recrutando profissionais para atuar nos novos times de digitalização, com foco no desenvolvimento de soluções para melhorar experiência do cliente e otimizar processos

· Objetivo é promover cada vez mais integração entre negócio e tecnologia, para que a Oi se consolide como referência no desenvolvimento de soluções digitais no país

· Empresa adota abordagem inovadora no processo de seleção, valorizando profissionais com atitude empreendedora, colaborativas e apaixonados pelo mundo digital, independentemente de graduação e área de formação acadêmica

A Oi está acelerando seu processo de transformação digital, com a abertura de vagas para áreas dedicadas à digitalização da companhia. O objetivo é promover cada vez mais a integração entre negócio e tecnologia na empresa, de forma que a Oi atue como um dos principais polos de desenvolvimento de soluções digitais no país. Os profissionais, de perfis variados, vão reforçar as equipes das unidades que compõem a estrutura Digital da empresa. Com as contratações, a Oi amplia seu foco no aprimoramento da jornada digital do cliente e na otimização de processos internos – pilares da digitalização, que é uma das prioridades estratégicas da companhia.

Neste ano, a Oi já havia intensificado este processo ao estabelecer metas para toda a empresa baseadas nas frentes prioritárias da estratégia de digitalização: e-commerce, e-care e e-billing. Com o reforço da estrutura dedicada à digitalização, a Oi vai incrementar os squads – equipes multidisciplinares da área digital reunidas em um mesmo espaço físico e trabalhando com metodologias ágeis e técnicas de design thinking. Trata-se de um modelo de desenvolvimento de novos produtos e funcionalidades semelhante ao usado pelas empresas de tecnologia do Vale do Silício para criar soluções inovadoras.

Parte dos novos colaboradores vai trabalhar no Design Lab, unidade responsável por apoiar o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias. Neste laboratório, grupos multidisciplinares constroem juntos projetos de inovação idealizados a partir de pesquisas que incluem visitas de campo dos próprios profissionais da área Digital. A ideia é estabelecer contato direto através da empatia entre equipe e clientes para entender suas necessidades. “As equipes do Digital mapeiam a jornada do cliente, identificam oportunidades, criam conceitos e fazem uma proposta de solução, que chamamos de protótipo. Uma vez aprovada a viabilidade do produto, ele é colocado em produção”, explica Ariel Dascal, diretor de Transformação Digital da Oi.

Os perfis mais técnicos terão acesso às tecnologias, linguagens e frameworks de ponta utilizados na produção de sites, aplicativos e microsserviços dos principais players de internet como Facebook, Netflix, Amazon e Google. No universo analítico, os profissionais contarão com tecnologias de BigData e Inteligência Artificial para apoiar decisões, automação de atividades e geração de novos negócios. “As novas tecnologias de desenvolvimento somadas a um ambiente de infraestrutura virtualizado, com a utilização de tecnologias para permitir escalabilidade e apoiadas sobre uma metodologia de DevOps irá permitir entregas com maior agilidade, automação e qualidade entre o desenvolvimento e a operação”, explica Gustavo Valfre, diretor de Arquitetura e Tecnologias Digitais da Oi.

Alguns dos produtos idealizados pela área Digital da Oi já estão disponíveis para o cliente, como uma funcionalidade inédita no mercado de telecom: os clientes dos planos Oi Livre e Oi Mais Controle podem customizar seu pacote e trocar a qualquer momento a franquia de voz por dados e vice-versa, por meio do serviço de autoatendimento Minha Oi.

Parceria com NAVE, programa do Oi Futuro, cria residentes digitais

As inscrições para as novas vagas já estão abertas e devem ser feitas no www.vagas.com/oi. A admissão será imediata. Serão recrutados 118 profissionais, sendo que 10 destas vagas se destinam a ex-alunos do NAVE (Núcleo Avançado em Educação) do Rio de Janeiro, que serão contratados como residentes digitais. O NAVE é um programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que forma jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. O programa, desenvolvido em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece ensino médio integrado e profissionalizante. Além de obter formação técnica, os estudantes do NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais, por meio de projetos e eventos de integração com o mercado de inovação.

As vagas são para atuação no Rio de Janeiro e estão abertas a profissionais de diversas áreas de formação, entre elas Engenharia, Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Rede de Computadores, Rede de Telecomunicações, Análise de Sistemas, Tecnologia da Informação, Administração, Economia, Estatística, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Design. Mas a Oi está adotando uma abordagem inovadora nesta seleção, em que o candidato não precisa de graduação para participar do processo seletivo de parte das vagas, já que nesta área a formação profissional ocorre muitas vezes com cursos técnicos e específicos ou de duração inferior a um curso Superior.

“Estamos procurando pessoas com perfis diversificados e com habilidades necessárias para acelerar o processo de transformação digital da Oi, não apenas os graduados nas formações tradicionais. É uma abordagem inovadora, que valoriza profissionais apaixonados pelo mundo digital, pela construção colaborativa e que estejam dispostos a usar seu talento alinhado ao nosso propósito” afirma Alexandre Sena, diretor de Gente e Gestão da Oi. “A Oi tem um apelo grande para este perfil de profissional, pois sempre se caracterizou como uma empresa inovadora. Esperamos receber profissionais que tenham atitude empreendedora, paixão pelo mundo digital, sejam abertos a novidades e tenham determinação e energia para superação dos desafios”, completa Sena.

O processo seletivo terá etapas online e uma presencial, dependendo das vagas, incluindo análise de perfil, provas online, jogo de negócios com a participação de executivos e entrevista com a área de Gente e gestores da Oi. Além de remuneração compatível com o mercado, a Oi oferece plano de celular, participação nos lucros, vale transporte, vale alimentação, previdência privada, plano de saúde e seguro de vida.

Anúncios