Mestiça apresenta novo posicionamento e conquista conta de Marabraz

Empresa lança também nova identidade visual, que contempla logomarca e site

Comandada pelos sócios Marcelo Ramos, Denis Filippini e Eduardo Lovro, a Mestiça apresenta seu novo posicionamento no mercado de publicidade, com um modelo operacional que prioriza a performance com criatividade para gerar resultados para os clientes. As mudanças contemplam o seu rebranding, a reformulação do site e a expansão de sua sede em São Paulo. A agência anuncia também a chegada da rede Marabraz ao seu portfolio de atendimento.

Com pilares em solução, inovação, capacitação e criatividade, o novo posicionamento da Mestiça cria um modelo de negócios ainda mais competitivo e que visa acompanhar em tempo real as transformações vividas pelo mercado publicitário. As mudanças promovem maior integração entre os departamentos da agência e impactam em aspectos como efetividade e entrega, relacionamento com os clientes, estudos de mercado e performance.

O novo momento já gerou novidades de peso para a Mestiça, como a conquista da conta da rede Marabraz. A marca figura entre as maiores varejistas de móveis do país e é também uma das maiores compradoras de espaços publicitários do mercado, representando um marco importante na história da agência pela visibilidade que proporciona. O principal desafio da Mestiça com o anunciante será a renovação da linha estratégica que a marca utiliza em sua comunicação, pensando em novos formatos e soluções para a empresa dialogar com seu consumidor final.

A Mestiça ainda anuncia a chegada da conta do Shopping Maia e das quatro unidades no Brasil do Outlet Premium. Atualmente, seu portfolio de clientes é formado também por: Scania; Vigor; Dr Agora; Editora Europa; Internacional Shopping Guarulhos; Brasif; ONG Entre Rodas; entre outros.

Mudanças geram fortalecimento

Para Denis Filippini, COO da Mestiça, todas as mudanças pelas quais a agência passou, incluindo seu reposicionamento e rebranding, são passos importantes na consolidação de um serviço de alta qualidade prestado por agências independentes, que vivem e entendem o que querem e sabem onde seus clientes almejam chegar. “A Mestiça nasceu, cresceu e está nesse processo de amadurecimento e transformação, como o próprio mercado publicitário vive. Para nós, a mudança remete ao fortalecimento da qualidade do nosso trabalho, sempre na busca por grandes resultados para os clientes”, afirma.

O novo site é apenas uma das novidades nesse posicionamento que a agencia vem divulgando como Nova Mestiça. “Chamamos de Nova Mestiça, mas essa ruptura e movimento de mudança para nos reposicionar não aconteceu da noite para o dia. Desde março de 2008, quando inaugurada, a Mestiça nasceu com uma missão: ser uma agência miscigenada, acreditar na mistura de ideias, de pessoas e de meios de comunicação. Acreditar fielmente que a base para tudo está na estratégia e que o desdobramento precisa ser único e criativo. No meio certo, na hora certa e com a mensagem certa”, comenta Marcelo Ramos – CEO da Mestiça.

Desenvolvida in house, a nova logomarca da Mestiça é assinada pelo diretor de criação da agência, Luiz Parpulov. Após um estudo de marcas das cinquenta principais empresas do trade publicitário nacional, Parpulov encontrou na simplicidade de cores e formas um denominador comum na identidade visual dessas empresas. A partir dessa análise, o diretor desenvolveu o “DNA Mestiço”, que usou como base o projeto “Humanae”, da artista carioca Angélica Dass. A repaginação da logomarca aplica o conceito de less is more tanto nas cores quanto na escolha da fonte.

“O ‘Humanae’ mapeou as cores de pele de pessoas ao redor do mundo, por meio de fotografias, e detectou que cada ser humano possui um tom de pele próprio de acordo com a escala Pantone®. Nós concluímos que a pluralidade e miscigenação são parte da nossa essência e encontramos escalas de cores complementares e, junto a uma composição minimalista, desenvolvemos a nova identidade visual da Mestiça”, explica Parpulov.

O processo de mudanças internas na agência contou com a mentoria do especialista em inovação, Gilvan Azevedo, que de acordo com a visão dos sócios e colaboradores da Mestiça, sinalizou os principais atributos da agência a fim de encontrar novos caminhos e aprimorar pontos estratégicos.

“Estamos certos que nosso posicionamento de mercado está aliado a uma tendência que o setor de comunicação exige. A agência precisa estar mais próxima do negócio do cliente, criar soluções de comunicação. Precisa ter muito conhecimento do que o cliente vende e quais seus objetivos para assim criar a melhor estratégia: aquela que traga resultado”, afirma Ramos.

Sede ampliada em SP

Ainda entre as novidades, a Mestiça amplia a sua sede para mais um andar do edifício onde está instalada, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo. O novo espaço abriga o departamento de criação e arte, além de um setor de convivência que permite a realização de encontros, palestras e discussões sobre o mercado, como um lab para co-criação de projetos especiais para clientes.

E, para ilustrar todas as mudanças físicas e comportamentais que a transformam, a agência lança um manifesto intitulado “Breaking Walls”. A Mestiça convida seus colaboradores e o mercado a derrubarem os muros, as barreiras e fronteiras que limitam o crescimento e separam as mentes criativas do ‘mais do mesmo’.

Segundo Ramos, “Breaking Walls” é uma representação simbólica dessa repaginação vivida pela Mestiça. “O manifesto é como a cereja do bolo, pois é um trabalho totalmente sensorial. Somos uma empresa que entrega soluções de inteligência de mercado, visuais, sonoras e táteis. Precisamos emocionar o público, o cliente e a nós mesmos, por isso o manifesto foi desenvolvido pensado em despertar emoções”, descreve Ramos.

Campanhas com destaque internacional

Com o objetivo de promover a força do trabalho criativo da agência, a Mestiça tem se voltado à promoção de campanhas em prêmios especializados, tanto nacionais quanto internacionais. “Começamos um trabalho de inscrições em festivais e o envio dos trabalhos de autoria da agência para reconhecimento internacional. Mais do que um troféu, esse esforço representa uma vitrine importante para nossos clientes, além de um incentivo e reconhecimento para toda equipe de colaboradores”, destaca Filippini.

Entre as conquistas recentes, a Mestiça recebeu dois Bronzes no Prêmio Lusofonos: um em Design pela ação “Collectible Pots”, para Viena; e outro na categoria Impressa para Agaxtur, com a campanha “Agente de Viagens”. Já a campanha “Palavras”, da Revista dos Vegetarianos, foi destaque nos sites “Best Ads on TV” e “Ads of the World” na categoria Press. Esta foi também a primeira inscrição da história da Mestiça para o Festival de Cannes 2017, em “Health and Wellness”.

"Participar do Festival de Cannes Lions foi uma experiência extremamente marcante para essa nova fase que vivemos na empresa. Lá pudemos comprovar que a Mestiça está no caminho certo e que os grandes cases estão sempre atrelados a forma com que um problema é resolvido. A palavra mais ouvida foi INOVAÇÃO, que resume o nosso posicionamento de entregar performance com criatividade", finaliza Ramos.

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