HOJE Dia do Amigo | Dicas para amizade no trabalho

Amizades no ambiente de trabalho podem ser positivas, mas é necessário manter alguns cuidados

A convivência entre colegas de trabalho traz ganhos, além da companhia diária para o almoço, e proporciona a construção de grandes amizades. Estas relações no emprego também podem contribuir bastante para a carreira profissional, pois, além de melhorar a produtividade em equipe e descontrair o ambiente, ajudam a criar laços que podem resultar em parcerias e networking.

Algumas relações amadurecem, ultrapassando o ambiente corporativo e passam a ser presenças constantes na vida pessoal. Neste caso, alguns cuidados são necessários para evitar constrangimentos e conflitos no ambiente de trabalho, equilibrando a amizade com a responsabilidade profissional.

Para ajudar a comemorar o Dia Internacional do Amigo, em 20 de julho, sem prejudicar sua carreira por causa de amizades, Villela da Matta, master coach e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, preparou 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa:

1) Permaneça imparcial

Suas posições devem ser neutras e relacionadas ao que é melhor para a empresa. “Nada de favorecer os colegas que considera amigos e fazer panelinhas no escritório. Isso é um ponto muito negativo para o profissional”, comenta Villela.

2) Saiba guardar segredos

Conserve o sigilo sobre informações pessoais dos colegas ou dados da empresa que não devem ser divulgados. “Não é difícil ouvirmos histórias de fofocas que se formaram porque alguém escutou uma conversa pessoal entre dois amigos”, alerta o coach.

3) Tenha atenção com as redes sociais

Seja cauteloso com suas publicações, pois os colegas de equipe que fazem parte de seus amigos virtuais podem sentir-se ofendidos com certas atitudes. Villela ressalta que é importante pensar duas vezes antes de publicar algo e avaliar se o conteúdo pode trazer alguma consequência ou ser visto por quem não deveria, mesmo que de forma indireta.

4) Seja sempre transparente

É importante que os colegas conheçam a relação pessoal que existe entre vocês. “Não há nada de errado em ser amigo de alguém que trabalha com você. No entanto, é importante que a equipe saiba para que não gere ruídos em algum momento delicado”, explica o coach.

5) Resolva as diferenças fora da empresa

Se o desentendimento com um colega for pessoal, o problema deve ser discutido e solucionado fora do ambiente de trabalho. “Não resolva pendências pessoais no trabalho e não deixe que atritos prejudiquem a relação de vocês no ambiente corporativo”, recomenda Villela.

Se você seguir essas dicas, garante o coach, as relações de amizade serão mantidas com mais facilidade, sem prejudicar o desempenho profissional.

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